ZERO IPI PARA MOTORISTAS DE APLICATIVO
Projeto de André Ferreira isenta de IPI veículos para motoristas de aplicativo
Uma grande notícia para os profissionais que usam os aplicativos de transporte como sustento. Pensando na segurança do trabalhador e no conforto do usuário, o deputado federal André Ferreira, apresentou o projeto de lei 3391/2021, no qual propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis e motos para os profissionais que trabalham por meio de aplicativos.
De acordo com o deputado, a proposta surgiu a partir da avaliação de que o veículo em boas condições é essencial para o bom desempenho das funções para os profissionais de transporte por aplicativo. Além disso, um automóvel ou moto novos levam mais segurança às viagens.
“Tenho conversado com muitos motoristas preocupados com a questão econômica no País e a necessidade de ter um equipamento que possa levar segurança e conforto para o usuário. Surgiu, então, esse projeto, que vai beneficiar os motoristas de aplicativo que utilizam tanto carros como motos para exercer o ofício. Com esse desconto, eles terão condições de ter um veículo novo, que garante mais tranquilidade para o trabalho”, afirmou o parlamentar.
A proposta coloca algumas condições para que o motorista tenha direito ao benefício, como, por exemplo, a comprovação de exercer o ofício, em carro próprio, há pelo menos seis meses e trabalhar 120 horas mês.
No caso dos mototaxistas, eles podem adquirir um veículo com potência de motor não superior a 200 cilindradas. A lei também determina que o benefício só poderá ser utilizado uma vez, salvo se o veículo, ou a motocicleta, tiverem sido adquiridos há mais de 2 (dois) anos.